Recebo muitas perguntas sobre o que é DRT e se é necessário tirá-lo para ser um locutor profissional. Eu acho que é importante, sim, mas não é necessário.
Vamos entender tudo sobre o DRT aqui. O que é, para quê serve, suas vantagens… Confira!
O que é DRT de locução?
O DRT é um registro de um número que você adquire na Delegacia Regional de Trabalho. É a habilitação necessária para exercer algumas profissões regulamentadas.
O propósito é garantir que os profissionais cumpram os requisitos legais de acordo com as legislações profissionais.
O DRT certifica que você está apto para exercer aquela função.
Para trabalhar em estúdio de rádio e TV, podem te solicitar ter esse registro para trabalhar como locutor ou radialista.
Mas nem todos os serviços de locução comercial te exigirão ter o registro.
Então, se nem todos os locais exigem o DRT, por que tirá-lo?

Vantagens de se ter o DRT
1. Ser um profissional reconhecido
No momento em que você se registra na Delegacia de Trabalho como locutor ou radialista, você está admitindo para si mesmo que você é um profissional qualificado.
Você admite para a sociedade e para o mercado em que você trabalha de que é um profissional apto para exercer determinada função.
O reconhecimento é indiscutível! E é bastante importante ter esse diferencial.
2. Poder trabalhar com Rádio e TV
Como mencionei acima, normalmente rádios e emissoras de televisão exigem o DRT para poder trabalhar. Principalmente as rádios exigem o registro como locutor de rádio, de acordo com a regulamentação da profissão de Radialista (Lei 6.615/1978).
Veja as atividades que um radialista pode exercer:
- locutor anunciador: realiza a leitura de texto nos intervalos dos programas;
- Locutor apresentador: responsável por apresentar os programas, fazer entrevistas e interagir com os ouvintes;
- Locutor comentarista esportivo: faz comentários relacionados a eventos esportivos;
- Locutor esportivo: pode narrar e comentar jogos de várias modalidades esportivas e participar de mesas redondas;
- Locutor noticiarista de rádio: lê o conteúdo dos programas de notícias;
- Locutor entrevistador: faz entrevistas e de narra acontecimentos.
3. Qualificar-se com cursos técnicos
Um dos requisitos para se registrar como profissional é ter algum curso técnico ou de graduação (Jornalismo ou Rádio e TV) realizado, pois é preciso demonstrar que você tem o conhecimento necessário para exercer a função.
Portanto, fazer um curso e buscar por conhecimentos é excelente para qualquer etapa da sua carreira, seja no início ou mesmo depois de 10 anos de trabalho.
Para além do que é DRT, você se capacita e pode aprender mais!

Já sou locutor, preciso tirar o DRT mesmo assim?
Então, mesmo que você já atue como locutor há mais de 20 anos e ache que conhece tudo sobre o mercado, você pode estar enganado!
Quando fazemos um curso, modificamos nosso conhecimento. Consequentemente, nosso entorno e nossa maneira de agir. Mesmo que você tenha apenas 1 insight ao longo do curso, esse insight pode valer a pena.
É importante estar sempre em busca de renovar e atualizar os seus saberes. Ainda mais em tempos como os atuais em que a comunicação tem mudado bastante.

Como tirar o DRT de locução?
Agora que você já sabe o que é DRT e para quê serve, para solicitá-lo, primeiro você precisa realizar um Curso de Qualificação Profissional. Servem graduações ou cursos técnicos como do SENAC.
Após tirar o diploma, siga os seguintes passos:
- Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego para solicitar seu registro profissional.
- Efetue seu cadastro com seus dados pessoais.
- Informe os dados de acordo com o registro que se pretende realizar. Em “Documento de Capacitação”, selecione “Certificado de conclusão e curso nos termos do art.8”.
- Ao terminar o cadastro, o sistema emitirá um número de solicitação. Os dados finais deverão ser impressos para entregá-los, junto à documentação pedida no sistema, na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego.
- Você pode acompanhar o processo, até sua finalização, pelo site.
- Por fim, leve a documentação necessária para o Ministério de Trabalho de seu município, para que seu número de registro seja emitido na sua carteira de trabalho.
Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que é DRT. Agora que você está pronto para se tornar um profissional, resolvi te ajudar com o meu ebook de Introdução à Locução Publicitária. Cadastre-se e tenha acesso ao ebook!
Written by
Regina Bittar
Você talvez ainda não conheça muito sobre a Regina, mas com certeza já ouviu ela por aí. Regina Bittar é uma das maiores nomes do mercado de locução publicitária e corporativa do Brasil, com mais de 20 anos de produções de sucesso. Com grandes trabalhos para campanhas de marcas como Avon, Ferrero Rocher, Extra e Bradesco, ela já concedeu entrevistas a Jô Soares, G1, Danilo Gentili e Estadão. Integrante do Clube da Voz desde 2001, ela se tornou a primeira presidente da Associação de Locutores Profissionais em 2015. Já gravou para o sistema do Google Tradutor e GPS da Google. Hoje, você pode ouvir a Regina como a simpática assistente Siri, no sistema iOS do iPhone e também no sistema Android no Samsung Galaxy. Confira mais sobre os seus trabalhos.